Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ilumine-se!

Oi gente, hoje vamos falar um pouco do abajur. Esta palavra vem do francês (abat-jour), que significa abaixar a luz. Geralmente é coberto por um material cônico, para impedir que se enxergue a luz diretamente. Em Portugal, abajur (ou abajour) não se refere a luminária, mas ao material cônico que resguarda a luz. Bom, o Wikipedia é um bom fornecedor de significados e histórias, pois o trecho acima saiu de lá.

O abajur tem a função de iluminar de forma aconchegante um ambiente, uma escultura ou uma obra de arte, além de auxiliar a luminosidade já existente no espaço. O abajur e a luminária estão presentes na decoração de residências, seja para compor quartos, salas de estar ou de jantar. Atualmente, os modelos são os mais diversos oferecidos pelo mercado, você encontra de tudo. Podem ser feitos com o uso de materiais reciclados, papel com casca de cebola, filtro de café usado, palhas, jutas, bambu. Fico feliz que “a preocupação das pessoas em reciclar materiais está muito presente na decoração. Outro material é o papel reciclado, os pergaminhos e tecidos mais em conta, como chitas”. As hastes variam também, de inox, madeira, resina, porcelana etc.
Para compor um ambiente, tudo depende da decoração definida, o estilo e a finalidade e o gosto da pessoa. Uma forma divertida hoje em dia é usar abajures de modelos diferentes no mesmo ambiente, apenas com alguns toques parecidos, por exemplo, cúpulas de acrílico em cores diferentes com a mesma base numa sala. Outra opção é variar nos tamanhos das peças, fugindo da monotonia de épocas em que tudo deveria ser combinado.
Deixo alguns modelos de abajures que são fofos, diferentes, requintados, coloridos, mas todos aconchegantes. Ilumine a sua sala ou seu quarto, é tão boa a penumbra que fica no ambiente com um abajur, além de muito calorosa.
Ah, clique na imagem para ampliar...


  


 


Ambientes:


 




Um comentário: